Assine agora| Versão impressa
Publicado em 14/06/2018 às 00:29h - Atualizado em 14/06/2018 às 00:36h Por: Editores

Nova fase -Secretário de Cultura ouve e aceita reivindicações da Unijore


Site

Foto: Comissão de sócios da Unijore sendo recebida pelo novo secretário de Cultura de Maringá e sua equipe.

(*Redação

 

Foi surpreendentemente rápida e proveitosa a reunião convocada pelo secretário de Cultura Miguel Fernando, após a entrega do documento idealizado pela diretoria da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (Unijore), denominado Lista Quádrupla de Reivindicações (LQR). Os rumos favoráveis do conteúdo da reunião aumentaram a quantidade de reivindicações, tornando os pedidos em uma Lista Quíntupla de Reivindicações, continuando com a mesma siga, LQR

Nesta reunião, realizada no período da manhã desta quarta-feira, 13,  no Teatro Calil Haddad, a Unijore foi representada pelo seu vice-presidente, o poeta Jaime Vieira, pelo  conselheiro, poeta Benevides Garcia, pela tesoureira e assessoria jurídica, Dra. Rose Tognon e pelo presidente, jornalista e autor de obras literárias Joel Cardoso. A SEMUC foi representada pelo seu titular, Miguel Fernando Perez Silva e pelos assessores culturais Francisco e Flauzino.

De maneira objetiva, o documento reivindicatório (LQR)  foi analisado item por item por Miguel Fernando com os seguintes resultados, alguns conclusivos e outros, segundo mo titular da SEMUC,  ainda estarão sendo submetidas à análise de viabilidade estatutária ou técnica, mas com conteúdo de breve oficialização de viabilidade. Eis, ítem por ítem, o resultado favorável de forma prévia de cadea ítem:


1) Acesso grátis ou facilitado nas apresentações artísticas que utilizem os espaços culturais do Município para sócios regulares de entidades culturais organizadas, identificados com documento contendo foto e demais informações. (Reivindicação tem o parecer favorável do secretário. Condição: cada ativista cultural filiado deverá pagar somente ½ ingresso)


2) Criar nos espaços vazios do Teatro Calil Haddad, a Sala do Escritor, a exemplo que existe no Fórum de Maringá, que possui a Sala do Advogado.
Reivindicação com parecer favorável. Por sugestão de Miguel Fernando, a Sala do Escritor deverá ser viabilizada nas instalações provisórias da Biblioteca Central e ter espaço definitivo após a reforma das instalações próximo ao Paço Municipal.)
 

3) Criar um canal direto com o titular da Pasta, no mesmo padrão existentes em bancos e associações comerciais. Tipo “Fale com o Secretario” Reivindicação aceita através do telefone central do Teatro Calil Haddad, com atendimento de uma secretária executiva e com resposta agilizada de cada telefonema.


4) Ter sempre um agente representando sua associação de classe em reuniões de interesse cultural da população.
Reivindicação aceita. Ratifica a iniciativa do projeto "Diálogo Setorial de Cultura". O primeiro da série foi realizado ontem, 13, às 15h30, na Sala de Reuniões (Paço Municipal), reunindo artistas e produtores culturais do teatro e circo. Esses diálogos, embora setoriais, estão sendo abertos para todos os ativistas culturais da cidade. A Unijore enviou representante.

5) Foi aprovada a reivindicação dos produtores literários de Maringá, registrada no Caderno D de O Diário do dia 6 de junho com a manchete “Autores de Maringá querem maior valorização de suas obras”. Na oportunidade, a matéria foi ilustrada com o depoimento de Majô Batistone, presidente da Academia de Letras de Maringá, també4m favorável à valorização dos autores locais. A partir desta segunda quinzena de junho, as bibliotecas já estarão disponibilizando uma prateleira exclusiva para os livros de autores maringaenses. Cada autor deverá providenciar exemplares de suas criações e entregar nos endereços de cada biblioteca.

 

 

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
O governador eleito pelo Paraná manterá as atividades culturais existentes?





Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan