Assine agora| Versão impressa
Publicado em 23/06/2018 às 11:36h - Atualizado em 23/06/2018 às 11:56h Por: Editores

Plano de saúde: Justiça derruba liminar e reajuste será de 10%


Site

A liminar que fixava o teto para o reajuste de mensalidades de planos de saúde individuais foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região nesta sexta-feira (22).

O desembargador Nelton dos Santos afirma que que "a questão dos reajustes dos planos de saúde é muito mais complexa, envolvendo aspectos técnicos que não podem ser desprezados." Argumenta ainda ser "bastante abstrato o conceito de reajustes excessivos."

Antes de a liminar ser concedida, a expectativa era de que a ANS concedesse um aumento de 10% para mensalidades de planos individuais. Atualmente, cerca de 9,1 milhões de pessoas têm esses planos.

Logo após a queda da liminar, a ANS fixou em 10% o índice máximo de reajuste a ser aplicado aos planos de saúde individuais/familiares no período compreendido entre maio de 2018 e abril de 2019.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde, o percentual "é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98" e, com isso, atinge cerca de 8 milhões de beneficiados, que representa 17% do total de 47,3 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

Vale lembrar que o índice autorizado pela ANS é o percentual máximo que pode ser aplicado. Isso quer dizer que as operadoras não podem aplicar um percentual mais alto do que o autorizado, mas são livreas para adotar quaisquer índices inferiores ao divulgado pela ANS ou manter as mensalidades sem reajuste.

Ainda segundo a ANS, "os consumidores têm o poder escolha. Caso entendam que seu plano de saúde não está lhes atendendo adequadamente, podem optar pela portabilidade para outra operadora."






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Agora, já encerrada a FLIM, cite quatro bons momentos em sua visita?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan