Assine agora| Versão impressa
Publicado em 15/05/2019 às 08:59h - Atualizado em 15/05/2019 às 10:11h Por: Redação-Maringa

Paraná registra três óbitos por dengue


Site

*Da redação com dados da Agência de Notícias do Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais três mortes causadas pela dengue no boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14). Além dos 163 casos confirmados, duas (2) mortes foram registradas no município de Loanda (uma mulher de 51 anos e um homem de 65 anos) e a outra é de Londrina (um homem de 71 anos). Agora são 13 óbitos por dengue no Paraná. Os 10 casos anteriores aconteceram nos municípios de Londrina (5), Cascavel (3) e Maringá (2).


Na semana passada, médicos da Secretaria da Saúde percorreram as regionais de Paranavaí, Irati e Telêmaco Borba para capacitação de equipes que atuam na assistência de saúde. Desde o início do ano, o Setor de Doenças Transmitidas por Vetores vem orientando médicos e enfermeiros sobre o diagnóstico e o manejo clínico da dengue.

Clima

Os casos de dengue costumam ser reduzidos naturalmente durante o inverno, por causa da estiagem. Mesmo assim, a preocupação com a doença não pode diminuir. A estação é ideal para intensificar a prevenção do aparecimento de focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A forma mais eficaz de combater a doença é a eliminação dos criadouros.

A principal ação para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A contaminação pelo mosquito da dengue é rápida. Para se ter uma ideia, em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em dois ou três dias. Por isso, após eliminar a água parada, é importante lavar os recipientes com água e sabão.






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99101.3543

E-mail
joelglup@gmail.com

Telefone
(44) 3026-8585
Setores do Governo Federal estariam intelectualmente indigente?




Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan