Assine agora| Versão impressa
Publicado em 04/06/2018 às 10:27h - Atualizado em 04/06/2018 às 10:27h Por: Editores

Com a chegada do frio, aumentam os cuidados com a saúde respiratória


Site

Da redação

As temperaturas despencaram, e o outono vai antecipando o inverno, que começa no dia 21 deste mês, Com a baixa dos termômetros, se tornam mais frequentes os problemas de saúde, entre eles irritações no ouvido, nariz e garganta. Mas é possível se proteger?

Segundo especialistas, a proteção está ao alcance de todos com medidas simples no dia a dia, como por exemplo, manter os ambientes sempre ventilados. “Durante os meses mais frios aumenta a circulação de vírus típicos do inverno, e uma das maneiras de se proteger é manter sempre os ambientes abertos e ventilados. Nos ônibus, abra as janelas, não deixe as crianças confinadas e coloque a casa para arejar”.

Para os alérgicos e sensíveis ao pó e mofo, a dica é trocar com frequência as roupas de cama e cobertores, abrir os armários para ventilar e lavar os casacos mais quentes antes do uso.

Vale lembrar, ainda, que até os 5 anos a criança ainda apresenta um sistema imunológico mais frágil, sendo mais suscetíveis a infecções de vias aéreas.

De olho no ar-condicionado!

Tem gente que não vive sem ar-condicionado, mas é preciso ficar atento às condições de higiene do aparelho, já que ele pode ser um grande foco de disseminação de vírus, e o gatilho das chamadas rinites não alérgicas, gerando uma inflamação no nariz (a famosa rinite) e seus sintomas de congestão nasal, coriza e espirros.

Outras dicas 

– Vacinação em dia: mantenha a vacinação contra a gripe (Influenza) atualizada. Ela deve ser realizada todo ano para crianças a partir dos seis meses. Vale lembrar que como o vírus se modifica anualmente, o mesmo ocorre com a vacina.

– Casa arejada: mantenha a casa sempre ventilada e, se possível, evite ambientes fechados com aglomerações.

– Lavagem nasal: capriche sempre na lavagem nasal com soro fisiológico, para adultos e crianças. Ele retira do nariz irritantes nasais e vírus e na maioria das vezes não é muito valorizada nem lembrada pelo paciente. Essa prática deveria ser realizada pelo menos algumas vezes ao dia.

 

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Qual estilo literário você mais gosta?







Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan