Assine agora| Versão impressa
Publicado em 06/07/2018 às 10:49h - Atualizado em 06/07/2018 às 10:49h Por: Editores

Título digital: Saiba como usar nas eleições 2018


Aplicativo e-Título foi lançado pela Justiça Eleitoral e substitui o tradicional título impresso
Site

A Justiça Eleitoral criou o aplicativo e-Título, que substitui o tradicional título de eleitor impresso, para as eleições de 2018, que acontecem em outubro. 

Aqueles eleitores que perderam o título eleitoral têm a opção de baixar o e-Título e, com isso, não precisam da segunda via documento impresso, evitando filas.

Para ter acesso ao título digital, o eleitor precisa baixar o aplicativo, que pode ser adquirido gratuitamente por quem tem smartphones Android ou iOS.

Depois de baixar o app no smartphone, o eleitor precisa inserir o número do título eleitoral, seu nome, o de seus pais e sua data de nascimento para que o e-Título seja validado e liberado. Todo eleitor pode utilizar o aplicativo, desde que não tenha pendências com a Justiça Eleitoral.

Vale destacar a importância de preencher todos os dados pessoais exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral, porque se tiver alguma informação discordante, o sistema não valida o cadastro.

O título digital vem com uma novidade: tem a foto do eleitor para identificá-lo no momento da votação. Porém, a foto só é possível para aqueles que fizeram o recadastramento biométrico.

Caso o eleitor não tenha feito o recadastramento biométrico, o e-Título será baixado sem a foto. Por isso, nesse caso, o eleitor é obrigado a levar um documento oficial com foto para se identificar durante a votação.

Uma das maiores vantagens do título digital é a de não precisar portar o título de papel com um documento de identificação com foto: basta estar com o aplicativo instalado e cadastrado nele e portar o smartphone na hora em que for votar para a validação de um QR Code.

Além de mostrar os dados da zona eleitoral e a seção de votação, o aplicativo ainda conta com a função de exibir ao usuário como chegar ao domicílio eleitoral da melhor maneira. 

O e-Título também exibe os dados de cadastro biométrico, a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais.

No dia de votar, é só mostrar QR Code, gerado pelo aplicativo, na aba validar para registrar sua presença.






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Você concorda com uma nova licitação do parque de exposições?




Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan