Assine agora| Versão impressa
Publicado em 20/07/2017 às 00:03h - Atualizado em 19/07/2017 às 23:03h Por: Editores

Renata Abreu (PODE/SP), o Paraná precisava ter uma deputada assim


Site

*Joel Cardoso

 

O eleitor brasileiro está boquiaberto em acompanhar, mesmo que seja apenas pelo noticiários, as articulações, para muitos incompreensíveis, que estão acontecendo em Brasília na votação na denúncia contra o presidente Michel Temer por outros critérios. Entre as informações, uma me chamou a atenção de maneira especial: deixar a escolha para seus eleitores.

O exemplo veio da deputada Renata Abreu (PODE/SP) montou uma enquete no site do partido para que os próprios eleitores orientem sua decisão em plenário. Uma atitude coerente com quem deu a permissão para ela ocupar uma cadeira na Câmara. A iniciativa foi colocada em prática via votação digital, aberta em 13 de julho.

Coincidência ou não, mesmo dia da votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela apreciação do relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) sobre a admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente por corrupção passiva. Na CCJ, Renata votou a favor do parecer.

Até a tarde desta quarta-feira, 19, 608 pessoas participaram da votação e 88% delas são a favor do prosseguimento da denúncia. Para a deputada, a ferramenta funciona como uma forma de engajar o eleitor. “O cidadão está muito apático. Eles criticam, mas precisam participar”, disse. Concordo plenamente.

Tanto que pretendo colocar em discussão no conselho editorial da minha revista, (Conexão Paraná) a  sugestão para que nenhum parlamentar vote em temas que envolvam o interesse da população, sem antes consultar seus eleitores através de enquetes com esta da deputada Renata Abreu. Chega de eleger parlamentares que jamais consultam suas bases eleitorais quando votam em projetos e leis contrários aos interesses dos eleitores.

 

*Jornalista em Maringá








Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
PREFEITURAS - Classifique os 100 dias de governo





Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan