Assine agora| Versão impressa
Publicado em 18/05/2018 às 09:10h - Atualizado em 18/05/2018 às 09:10h Por: Editores

Situação de desemprego é alarmante no Brasil, diz especialista


Um em cada 4 brasileiros está em busca de emprego e não há perspectiva de melhora ao longo do ano. Há também quem desistiu de voltar ao mercado
Site

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga (17) os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral) que mostrou um dado alarmante: 27,7 milhões de pessoas são mal aproveitadas no mercado de trabalho.

Na prática, 1/4 dos brasileiros que poderiam estar produzindo estão desempregados ou subocupados. Sem contar o número de pessoas que desistiu de encontrar um emprego, os chamados desalentados.

Para Fernando Ribeiro, professor de economia do Insper, os números expõem uma profunda cicatriz social.E as perspectivaspara os próximos meses não são boas. "A economia, que vinha mostrando uma leve e gradual melhora até o mês de março,agora está em um ponto de inflexão, ao longo do ano, teremos redução de renda e o aumento do desemprego."

O alto índice de desemprego engessa o crescimento economico, uma vez que diminui o consumo.

"Enquanto houver essa instabilidade política, não vejo espaço para o crescimento". Segundo Ribeiro, a Reforma Trabalhista também não ajuda no aumento do número de vagas. "O que interessa ao empresário? O lucro. Sem estabilidade, ele não vai contratar, não importa se a mão-de-obra está barata."

Fonte: R7






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Qual estilo literário você mais gosta?







Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan