Assine agora| Versão impressa
Publicado em 15/04/2019 às 09:14h - Atualizado em 15/04/2019 às 10:06h Por: Redação-Maringa

Hoje é Dia do Desarmamento Infantil


O Dia do Desarmamento Infantil têm com o principal objetivo em debater as consequências que os incentivos ao uso de armas de fogo por crianças podem provocar na vida destes futuros adultos
Site

*Da redação

Para debater as consequências do uso de armas de fogo por crianças, foi instituído, no dia 15 de abril, o Dia Internacional do Desarmamento Infantil, a fim de mostrar para os jovens as possibilidades que estão disponíveis na sua vida, sem utilizar armas.

Durante esta data, várias cidades brasileiras promovem palestras e espaços de discussão para conscientizar as pessoas sobre os reais perigos que as crianças são expostas, como a réplica de armas de fogo de brinquedo, a simulação em jogos de videogame e o uso assíduo de armas em produtos audiovisuais, como filmes e desenhos.

Estatuto

O Estatuto do Desarmamento, criado no ano de 2004, aponta que a criminalidade está diretamente ligada ao uso de armas de fogo e que a maioria das vítimas tem idade entre 15 e 25 anos. O documento pretende combater a venda ilegal e o contrabando de armas para diminuir a violência no País. 

A Campanha do Desarmamento é um marco na história do Brasil no que se refere ao combate à violência e à instituição de uma cultura de paz no país. Desde que começou o recolhimento de armas, em 15 de julho de 2004, a população já entregou cerca de 350 mil armas de fogo à destruição. 

O engajamento da sociedade é uma resposta ao apelo do governo para a construção de um país mais seguro. Até o dia 22 de junho de 2005, foram entregues à Polícia Federal e ao Exército um total de 342.303 mil, número que não contabiliza ainda o total de armas entregues às polícias estaduais.

Insegurança

Como exemplo do último episódio, o massacre dos alunos no Rio de Janeiro numa escola pública revela o quanto ela está desamparada no nosso país. É chegado o momento de pensarmos em soluções. O Brasil é o campeão mundial em assassinatos de jovens (segundo a UNICEF), sexto país mais violento do mundo (com 46 mil mortes intencionais por ano, segundo o Mapa da Violência), campeão mundial em mortes por armas de fogo (34,3 homicídios) e um dos únicos do mundo em que construir presídios é mais prioritário que abrir escolas.

Nossas crianças precisam ser estimuladas, desde cedo, à cultura da não-violência. Mais livros, mais educação e menos armas! 

Fonte: Adaptação rrinterativo

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99101.3543

E-mail
joelglup@gmail.com

Telefone
(44) 3026-8585
Você pretende viajar neste feriado de Corpus Christi?





Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan