Assine agora| Versão impressa
Publicado em 22/12/2017 às 11:08h - Atualizado em 22/12/2017 às 11:08h Por: Talita

Serviço 156 é elo entre o cidadão e a gestão na solução de problemas


Site

Da Redação


Quando o cidadão liga para a Ouvidoria do município (telefone 156) para reclamar de determinada situação encontrada no serviço público ou reivindicar a poda ou corte de uma árvore, entre tantas outras reclamações, aciona uma série de procedimentos para a solução do problema. Da atendente que ouve e anota a queixa do cidadão no 156 à secretaria municipal responsável, o processo anda rápido. “O cidadão tem pressa e nós também”, resume o diretor da Ouvidoria, Marcos Boggo.

Marcos Boggo explica que a Ouvidoria é o elo entre o cidadão e a gestão. “Nossa missão é dar respostas efetivas às demandas da comunidade, encaminhando as reclamações para as diversas instâncias da administração, acompanhando a solução e posicionando o cidadão. Não cortamos e nem podamos árvores, por exemplo, mas quando acionados, cobramos da devida secretaria o atendimento da solicitação. E isso é feito de forma muito intensa”, afirma.

Este ano, a Ouvidoria já gerou 74,5 mil protocolos, documento numerado que comprova a solicitação feita pelo cidadão - e 81% das queixas foram resolvidas. “Importante que as pessoas registrem seu problema no 156 com a certeza de que a solução será encaminhada”, afirma Marcos Boggo, lembrando que, de posse do número do protocolo, o cidadão pode ligar e solicitar informações. No total, a Ouvidoria já recebeu 112 mil ligações pelo 156.

Além do 156, o cidadão também pode utilizar o aplicativo colab.re para cobrar serviços da prefeitura. A ferramenta de gestão pública colaborativa e instrumento de participação social permite ao usuário cadastrar uma demanda e o órgão público responsável responder por ela de forma rápida, repassando a postagem para a secretaria pertinente à resolução do problema ou apreciação da sugestão. O aplicativo também é gerenciado pela Ouvidora, que encaminha as solicitações registradas para as devidas secretarias.

“O importante é que o cidadão saiba que o 156 é um serviço ativo ao qual deve recorrer para fazer suas reivindicações, apontar problemas, sugerir alguma ação pontual, como indicar a existência de um buraco no asfalto que cause risco do tráfego de veículos ou de uma lâmpada queimada. Além de resolver o problema da comunidade, esse contato também nos auxilia ao apontar uma demanda que requer intervenção imediata. O 156 não é apenas um telefone. É um instrumento de cidadania”, afirma Marcos Boggo.


Fonte: Assessoria






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Você concorda com uma nova licitação do parque de exposições?




Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan