Assine agora| Versão impressa
Publicado em 28/08/2018 às 09:54h - Atualizado em 28/08/2018 às 09:54h Por: Editores

No celular: documento do carro passa a ser também digital


"Depois da CNH, chegou a vez do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) ganhar uma versão digital para ser usada nos smartphones.
Site

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) lançou nesta segunda-feira (27) o documento eletrônico, chamado de CRLVe, que passa a ser oferecido no mesmo aplicativo da carteira de motorista virtual.

A novidade, anunciada em dezembro de 2017, será implementada gradualmente pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado, começando pelo Distrito Federal. O Denatran criou uma página no seu site para atualizar a lista dos estados à medida que foram aderindo.

Caberá aos Detrans definir a cobrança ou não da taxa de adesão do CRLV digital. No entanto o ministro de Cidades, Alexandre Baldy, informou que não haverá custo adicional ao motorista, como já acontece com o Distrito Federal.

Para obter a tecnologia, é necessário estar em dia com o licenciamento e o seguro DPVAT 2018, além de não ter débitos relativos a tributos, encargos ou multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo.

O CRLVe poderá ser baixado na app da ‘Carteira Digital de Trânsito’, sem custo para o download. Quem já aderiu à CNH digital não precisará baixar novamente. Somente atualizar o aplicativo para que a migração seja feita automaticamente."

"Por meio do CRLVe, os órgãos fiscalizadores poderão checar as informações sobre o licenciamento sem a necessidade de o condutor portar o documento em papel no momento da abordagem - também a opção da leitura rápida via QR Code. A emissão da versão imprensa, porém, continua sendo obrigatória.

A nova versão também possibilita exportar o certificado em arquivo PDF, com assinatura digital, que possui validade de documento autenticado.

Conforme dados do Denatran, o Brasil possui atualmente 96 milhões de veículos licenciados. Com a nova medida, o governo digitalizar 10 milhões de documentos até o fim deste ano e também facilitar a vida de motoristas, acabando com ida (e filas) aos Detrans.
De acordo com o Código de Trânsito, trafegar sem o CRLV - impresso ou digital - é infração gravíssima, sujeito à multa de R$ 293,47, mais 7 pontos na carteira e a retenção do veículo."
 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Agora, já encerrada a FLIM, cite quatro bons momentos em sua visita?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan