Assine agora| Versão impressa
Publicado em 31/05/2018 às 11:01h - Atualizado em 31/05/2018 às 11:01h Por: Editores

Dia Mundial Sem Tabaco: quais são os países com mais e menos fumantes?


Brasil é exemplo de país que conseguiu redução drástica
Site

França teve uma grande queda no número de pessoas que fumam diariamente, com 1 milhão a menos entre 2016 e 2017, segundo a agência nacional de saúde pública do país.

No entanto, apesar de décadas de políticas de controle do tabaco, o número de fumantes do mundo tem aumentando, conforme um estudo revelou no ano passado.

Conheça a seguir os países com mais e menos fumantes no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Kiribati: Essa ilha-nação tem o maior índice de fumantes do mundo: 47,4% da população com mais de 15 anos.

Quase dois terços dos homens e mais de um terço das mulheres nesse arquipélago no meio do Oceano Pacífico têm esse hábito. Seguindo com a Grécia que possui a terceira maior taxa de fumantes do mundo: 43,7%. Mais da metade dos homens fumam regularmente, enquanto 35% das mulheres fazem o mesmo.

- Montenegro: O país do leste europeu, com uma população de 633 mil pessoas, tem a maior taxa de fumantes do continente, de 46%.

Cada fumante adulto, fuma, em média, 4.124 cigarros por ano. Ainda que fumar em locais públicos seja proibido, as pessoas continuam a fumar livremente em escritórios, restaurantes, bares e até mesmo no transporte público.

- Brasil

O país divide com Comores, na costa leste da África, o 34º lugar no ranking da OMS, com um índice de 14%, dentre 149 países. A taxa de fumantes é bem superior entre os homens (17,9%) do que entre as mulheres (10,1%).

No ano passado, um estudo financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation e pela Bloomberg Philanthropies apontou o Brasil como "uma história de sucesso digna de nota" por causa da redução significativa de fumantes entre 1990 e 2015. Combinando uma alta de impostos e campanhas de conscientização, o país conseguiu fazer cair pela metade a proporção de fumantes em 25 anos.

Os países com menos fumantes

As nações do mundo que detêm esse título são Gana (4%), Etiópia (4,5%), Nigéria (5,7%), Eritreia (5,8%) e Panamá (6,2%).

O maior consumidor do mundo

China é o maior produtor e consumidor (em termos absolutos) de tabaco do mundo, segundo a OMS. Há mais de 300 milhões de fumantes no país, cerca de um terço do total de fumantes do planeta.

O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano. Isso inclui o fumo passivo, porém, mais de 6 milhões dessas mortes são do uso direto de tabaco. Segundo a OMS, cerca de 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de renda média ou baixa.

 

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Quem você gostaria de ver como convidado na V Flim Maringá?







Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan