Assine agora| Versão impressa
Publicado em 06/03/2018 às 00:00h - Atualizado em 05/03/2018 às 21:52h Por: Editores

Alimentos com prazo de validade no limite viram febre no whatsApp


Site

(Foto: Internauta)

*Redação

 

Consumidores que não têm o hábito de verificar a data de validade impressa na embalagem de alimentos correm o risco de levar para casa produtos vencidos e impróprios para o consumo, trazendo sérios riscos à saúde. Itens em promoção também pedem maior cuidado pois, muitas vezes, o preço é reduzido porque a data de validade está próxima.

Constantemente os internautas, leitores e assinantes da Revista Conexão Paraná postam no grupo de whatsApp “Ler na RCP” alertas, avisos e denúncias identificando iogurte, uvas e tomates, pães e principalmente leite integral com prazo mínimo de validade para consumo expostos para venda nas prateleiras. Cuidado com a promoção do leite no supermercado (...) cuja validade se encerra em 24 horas”, postam os internautas.

Existem direitos assegurados ao consumidor de qualquer parte do país,  assegurada no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é uma lei federal. O CDC considera que a intoxicação por alimento vencido é acidente de consumo e, por isso, o consumidor deve ser reparado pelo comerciante pelos danos sofridos. Além disso, a Lei 8.137/90 diz que venda ou armazenamento de produtos vencidos ou em condições impróprias para o consumo é crime, passível de multa e detenção.

— Ao encontrar alimento vencido, imediatamente o consumidor deve chamar o gerente da loja, para que recolha o produto. Além disso, não deve deixar de fazer o registro no Procon, sugerem pessoas ligadas à Vigilância Sanitária.  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pede, ainda, que o consumidor que encontrar produtos fora do prazo de validade procure a  o órgão do seu município, para que, se necessário, o estabelecimento seja fiscalizado.






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
A arte plástica em Maringá ocupa o espaço que merece?





Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan