Assine agora| Versão impressa
Publicado em 03/10/2018 às 11:26h - Atualizado em 03/10/2018 às 11:38h Por: Redação-Maringa

Problema de umidade em solo da Catedral


Site

Um laudo feito por uma empresa contratada pela Catedral de Maringá constatou que aumentou em até 30% a umidade do solo onde fica a igreja. O levantamento não aponta as causas do ocorrido, porém, a suspeita continua sendo que o problema veio de vazamentos dos espelhos d’água ao redor da Catedral.

“O prefeito já determinou uma apuração rápida do caso. Sendo constatado que o aumento da umidade é causado pelo espelho, a administração vai providenciar reparos necessários imediatamente. Recebemos nesta segunda-feira uma cópia do laudo que vai nos auxiliar a subsidiar uma contratação por inexigibilidade para apurar as razões desse aumento. Não temos a certeza e estamos procurando. Se for culpa dos espelhos, seja por falta de manutenção ou execução da obra, medidas serão tomadas”, explicou o chefe da Secretaria de Gestão, Rogério Calazans.

Os espelhos d’água foram construídos em 2009 e desde então foi realizada nenhuma manutenção na obra. Por conta disso, não é descartada a responsabilidade. 

“Um procedimento rápido vai resolver onde devemos agir. A preocupação nossa não é só com o espelho, mas o que isso pode ter causado também na Catedral. A igreja apresenta algumas rachaduras”, concluiu Calazans.

De acordo com o chefe de Gabinete, Domingos Trevizan, localizando a origem do problema, a Prefeitura vai se responsabilizar, não só pela manutenção dentro do templo, que seria responsabilidade da igreja, como da parte externa.

“Vamos fazer uma avaliação junto com a Secretaria de Obras Públicas e a Procuradoria Jurídica para avaliar o aspecto legal de contratação da empresa que deverá fazer os reparos. A princípio, a empresa que fez o orçamento de restauração para a Catedral, apresentou um valor entre R$ 250 e R$ 300 mil”, informou Trevizan.

Em agosto a prefeitura de Maringá percebeu que a conta de água da Praça da Catedral estava alta demais e rachaduras haviam aparecido. Depois da entrega do laudo para a Prefeitura, agora será preciso um novo documento para confirmar que o vazamento vem dos espelhos de água.

Informações: Maringá Mais






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Eleições 2018 - Você já decidiu seu voto para presidente?




Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan