Assine agora| Versão impressa
Publicado em 19/06/2018 às 15:50h - Atualizado em 19/06/2018 às 15:50h Por: Editores

Arraiá do 'seo' Zico será neste sábado, 23


Site

A tradicional festa junina no sítio do seu Zico Borghi, um dos pioneiros de Maringá, acontece neste sábado, 23 com homenagem aos três principais santos do mês: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29). O evento é gratuito e aberto a população. O evento começa com a missa às 19h e segue com música ao vivo, comida típica, quadrilha e fogueira.

A festa é realizada desde 1982 no sítio Boa Esperança, na Gleba Pinguim. O idealizador do evento é o pioneiro Aníbal Agenor Borghi (seo Zico), que chegou em Maringá com a família em 1946, quando tinha 11 anos, procedente de Cornélio Procópio. Borghi tem fama de ajudar os que procuram um casamento. Um dos atrativos do ′arraiá′ são os pedidos para o santo casamenteiro, Santo Antônio. 

A partir de 2008 a festança passou a ser organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), quando foi tombada  como patrimônio histórico da cidade. 
 
Além da fogueira e quadrilha, quem for participar do evento poderá apreciar alguns quitutes como pipoca, canjica, quentão, leite com chocolate, paçoca, canudo frito com doce de leite, doce em forma de coração e pé de moleque. Outros elementos tradicionais da festa também são organizados, como o pau-de-sebo, mastro com a imagem dos três santos, fogueira, quadrilha, noivo e noiva na charrete. Um dos atrativos especiais, em especial para quem está solteiro, são os pedidos para o santo casamenteiro, Santo Antônio. 

 

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Você pretende visitar, no Calil, a V ExpoUnijore?





Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan