Assine agora| Versão impressa
Publicado em 10/10/2018 às 09:07h - Atualizado em 10/10/2018 às 09:21h Por: Redação-Maringa

Revisão do carro antes de sair de viagem vale a pena


Site

Da Redação

A cena não é rara nas férias: um carro parado no acostamento, o capô aberto e a família desolada esperando o socorro. Sim, a falta de manutenção do carro estraga a viagem. Não seja a pessoa responsável por isso. Com o feriado prolongado muitas pessoas vão aproveitar a folga para pegar a estrada em busca de descanso e lazer. Para garantir que a viagem será apenas lazer e diversão, a dica é conferir como estão alguns itens indispensáveis para manter a segurança do veículo e de toda a família.
Freios e os fluidos do carro, condições dos pneus, pastilhas, óleo do motor, embreagem, arrefecimento, são detalhes importantes a serem verificados e não levam muito tempo.

O primeiro item que pode ser checado é o estado dos pneus. Esse é um processo simples, já que o próprio componente indica se ele ainda está em condições ideais de uso.

Não se esqueça de verificar os freios. O motorista, por conta própria, pode verificar o nível do fluido do sistema. O reservatório fica dentro do compartimento do motor. O fluido não diminui com o uso, então se estiver baixo, deve-se verificar o sistema, pois, provavelmente, existe algum vazamento ou as pastilhas e discos estão com desgaste acentuado. O fluido de freio é hidrófilo, ou seja, ele absorve umidade com facilidade. Então, após o problema ser reparado, ele não deve ser completado, mas substituído por um dentro das especificações determinadas pelo fabricante.

O nível do óleo também é simples de ser checado e merece atenção. Se estiver baixo, deve ser completado com um lubrificante com as mesmas especificações do que já está sendo utilizado. Agora, se já estiver perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.

Outros itens triviais devem ser conferidos pelo motorista na revisão de férias do seu carro: o estado da palheta do limpador de para-brisa, por exemplo, que pode estar ressecada. O esguicho do limpador acrescido de um detergente próprio é necessário para tirar resíduos que vão grudando no vidro.

Dê uma conferida se a chave de roda, o triângulo e o macaco estão no porta-malas. As luzes de seta, de ré e os faróis devem estar 100% funcionais. Claro, o documento do carro e a carteira de habilitação devem estar em dia.

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Eleições 2018 - Você já decidiu seu voto para presidente?




Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan