Assine agora| Versão impressa
Publicado em 03/09/2018 às 08:40h - Atualizado em 03/09/2018 às 08:40h Por: Editores

McDonald's fecha unidades na Venezuela em meio a crise econômica


Site

O fechamento de várias lojas da rede McDonald's na Venezuela evidencia as dificuldades de continuar operando após as reformas econômicas do governo, que incluem reduções forçadas dos preços e aumentos salariais impossíveis de custear em uma economia quase paralisada.

"Continuamos a adaptar nossos negócios à dinâmica dos mercados em que estamos presentes. Encerramos recentemente as atividades em um número reduzido de restaurantes", anunciou no sábado Arcos Dorados, que opera a marca americana no país.

A empresa não informou o número de instalações fechadas, mas a imprensa local e usuários indicaram que pelo menos sete fecharam as portas, quatro em Caracas. Cerca de 120 ainda operam.

Preços nas alturas

"Nove milhões de bolivares por um sorvete! Estão loucos!", reclamou um cliente.

Uma casquinha custa 90 bolívares soberanos, denominação lançada pelo presidente Nicolas Maduro em 20 de agosto e que suprimiu cinco zeros da moeda, pulverizada por uma inflação que deve chegar a 1.000.000% em 2018, segundo o FMI.

"Se o dinheiro não é suficiente para comprar alimentos básicos, como posso ir a um McDonald's?", disse à AFP Julián Peña, de 79 anos. Um sorvete custa o mesmo que um quilo de carne.

Outras multinacionais fecharam nos últimos anos devido à crise, como General Motors, Kimberly-Clark, Clorox e Kellogs.

Crise na Venezuela

A Venezuela enfrenta uma seca de moeda devido ao colapso da produção de petróleo - fonte de 96% da renda - e à falta de financiamento. Foi declarada em default parcial em 2007 e é alvo de sanções dos Estados Unidos.

Como parte das medidas para tirar o país de quatro anos de recessão, Maduro também desvalorizou o Bolívar em relação ao dólar em 96%.

Informações do G1






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Agora, já encerrada a FLIM, cite quatro bons momentos em sua visita?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan