Assine agora| Versão impressa
Publicado em 03/04/2019 às 08:56h - Atualizado em 03/04/2019 às 08:56h Por: Redação-Maringa

Cresce número de brasileiros que decidem viver no exterior


No ano passado, 22,4 mil pessoas fizeram declaração definitiva de saída; Japão e Canadá são alguns dos países que contratam estrangeiros
Site

A quantidade de pessoas que decide deixar o Brasil continua crescendo. Os últimos dados da Receita Federal mostram que 22,4 mil pessoas entregaram a declaração de saída definitiva do país no ano passado. Em 2017, foram 21,2 mil.

A declaração definitiva é obrigatória para quem vai morar no exterior. Os registros de entrega cresceram de forma acentuada a partir de 2014, quando o Brasil passou a sentir os primeiros sinais da recessão econômica. Até então, os pedidos de saída definitiva não superavam 10 mil.

Japão e Canadá

No Japão, o governo recruta trabalhadores estrangeiros para 14 áreas, de acordo o consulado japonês. Há vagas para atividades de limpeza e cuidados domésticos; na indústria manufatureira, eletrônica e automotiva; na construção civil; na agricultura, entre outras.

No ano passado, 1,3 mil brasileiros integraram o programa, segundo consulado do Canadá. A participação de brasileiros tem sido cada vez mais - em 2015, 250 pessoas foram beneficiados. Hoje, o Brasil já representa o sexto maior contingente de contratados por meio da iniciativa, atrás apenas de Índia, China, Nigéria, Paquistão e Reino Unido.

Entre as principais profissões oferecidas pelo Canadá, estão vendedor, operário de obras, soldador, engenheiro elétrico, assistente administrativo, recepcionista, motorista, caixa, enfermeiro, entre outras.

Planejamento é fundamental 

Manter uma documentação organizada, como visto de trabalho;

- Ter fluência idioma do país de destino;

- Não ter pendências jurídicas e financeiras no Brasil;

- Conhecer os costumes e a cultura do novo país;

- Organizar as questões de moradias e educacionais, sobretudo se a mudança envolver toda a família.

 

 





Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99101.3543

E-mail
joelglup@gmail.com

Telefone
(44) 3026-8585
Setores do Governo Federal estariam intelectualmente indigente?




Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan