Assine agora| Versão impressa
Publicado em 10/07/2018 às 00:04h - Atualizado em 09/07/2018 às 23:09h Por: Editores

As (des) vantagens em migrar para cooperativismo de crédito


Site

Por oferecer juros menores e ainda a possibilidade de estar entre os associados que podem receber uma espécie de “sobras” nos lucros anualmente, aumenta o interesse de correntistas de bancos convencionais em migrar para as vantagens das cooperativas de crédito. Aumenta também o interesse dos leitores e internautas em sugerir pautas que possam esclarecer com mais detalhes as vantagens e desvantagens do sistema de crédito cooperativo.

O interesse aumentou nesse início de segundo semestre com o crescimento de rumores sobre a má gestão que poderá culminar com a intervenção do Banco Central para impedir o agravamento de uma situação que possa levar à quebra da cooperativa (como uma sucessão de prejuízos e aumento de endividamento). Entre as medidas, estaria a venda de parte do patrimônio da instituição para pagar dívidas, por exemplo.

A reportagem da RCP está averiguando, mas já admite dificuldades de acesso a relatórios compreensíveis e a inacessibilidade que os dirigentes impõem nos pedidos de entrevista. A impressão inicial é que o volume de cooperados existentes é o suficiente para manter a sustentabilidade do sistema. Mesmo assim, a RCP está buscando ouyras fontes alternativas de informações para atender a expectativa do leitor.

A reportagem já catalogou alguns esclarecimentos através do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Criado em 2014, esse fundo garante até R$ 250 mil por CPF caso as cooperativas sofram intervenção do Banco Central ou de liquidação extrajudicial. Esse é o mesmo modelo e o mesmo valor do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para os bancos e que o sistema é todo regulado pelo Banco Central.
*Reportagem completa nas versões impressa e digital de agosto. Aguardem

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Agora, já encerrada a FLIM, cite quatro bons momentos em sua visita?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan