Assine agora| Versão impressa
Publicado em 16/10/2018 às 09:13h - Atualizado em 16/10/2018 às 09:13h Por: Redação-Maringa

Professor da UEM tem livro finalista no Prêmio Jabuti


A obra também concorre à premiação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias
Site

O livro "Para além das Colunas de Hércules, uma história da paraconsistência: de Heráclito a Newton da Costa", de autoria do professor Evandro Luís Gomes, é finalista no Prêmio Jabuti no eixo Ensaios - Humanidades.

Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do País e é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Este ano o prêmio comemora 60 anos e está totalmente repaginado. O formato atual tornou o prêmio muito mais competitivo. Há menos categorias e mais competição em cada uma delas. A cerimônia de entrega ocorre em novembro.

A obra também concorre na categoria Menção Honrosa do Prêmio ABEU, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A cerimônia de premiação ocorre no dia 5 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, quando serão apresentados os ganhadores de cada categoria.

O livro aborda as lógicas paraconsistentes, que servem para fundamentar domínios onde se aceita haver proposições que sejam uma a negação da outra, sem que, no entanto, as teorias correspondentes a esses domínios resultem triviais, ou seja, sem que a lógica envolvida seja capaz de demonstrar todas as proposições possíveis na linguagem do sistema, o que aconteceria se a lógica fosse clássica.

A consistência lógica está relacionada à coerência teórica ou à não contraditoriedade. A presença de inconsistências, quando a lógica emprega é a clássica, falsifica a teoria. Apenas lógicas paraconsistentes são capazes de manejar inconsistências teóricas sem o risco de falsificação.

O livro está sendo traduzido para o inglês, em versão ampliada, para que leitores de todas as partes do mundo conheçam os episódios da jornada intelectual da história da paraconsistência, que se inicia definitivamente com a publicação, em 1963, da tese Sistemas Formais Inconsistentes, do lógico e filósofo paranaense Newton da Costa.






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Agora, já encerrada a FLIM, cite quatro bons momentos em sua visita?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan