Assine agora| Versão impressa
Publicado em 28/07/2018 às 00:00h - Atualizado em 27/07/2018 às 21:56h Por: Editores

Afinal, qual o papel da ACIM nos (reais) interesses de Maringá?


Site

*Elano Maringá

Estou há “tocentos anos” em Maringá e ainda não me convenceram sobre a importância da Associação Comercial e Empresarial de Maringá nos destinos da cidade, além de existir para defender seus próprios interesses. Até para seus milhares de associados, há questionamentos sobre os reais benefícios em estar associado a instituição. Em todas as ações, além das mensalidades, o associado paga taxas de participações.

No cenário político, candidatos a cargos eletivos acham que aceitando o convite para expor suas metas e plataformas de trabalho para o “egrégio corpo de sócios” da instituição suas condições de vitória aumentam. No dia das eleições, a frustração é imperdoável. A ACIM gosta de ouvir. Não todos os seus milhares de sócios, mas algumas dezenas de integrantes do alto clero da entidade.

 Neste mês de julho, foi aberto espaço para que as três chapas que concorrem à reitoria da UEM possam apresentar suas propostas. O que essa exposição vai mudar na vida dos candidatos? A primeira que se apresentou em 16 de julho, foi a número 1, composta pelas professoras Ana Lúcia Rodrigues e Lilian Mai. No dia 23 foi a vez da chapa composta por Roberto Nakamura Cuman e Leandro Vanalla.

A terceira, Júlio Cesar Damasceno, foi a primeira a se inscrever ao pleito.  A eleição será em 21 de agosto e a gestão terá mandato de quatro anos. O reitor Mauro Baesso fica no comando da instituição até outubro. A novidade para as eleições para a reitoria deste ano é a retomada da paridade, na qual os votos de alunos, técnicos e professores terão o mesmo peso.

O total de votantes é 29.459, mas esse número ainda pode sofrer alteração até a publicação da lista definitiva do Colégio Eleitoral, o que vai ocorrer na segunda-feira (2/7). No mesmo dia, a Comissão Eleitoral fará a homologação das chapas. Os vencedores tomarão posse dos cargos no dia 10 de outubro. Eles vão substituir o atual reitor da instituição Mauro Baesso e o vice-reitor Julio Damasceno.

O MasterPlan, idealizado e patrocinado pelas lideranças que tem como meta projetar e planejar uma cidade melhor para o ano 2047, vive de teoria. Os organizadores tentaram até um upgrade contratando um bom palestrante motivacional para envolver mais simpatizantes ao projeto, mas fui informado que houve pouca participação e o tema foi incompreensível para boa parte dos ouvintes. Enfim, não tenho nada contra a Acim, mas gostaria de entender melhor a importância de sua existência.

*Colaborador dos núcleos de jornalismo da Editora On Line. 
*Fale com Elano: pautas50@globo.com

 

 

 

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99101.3543

E-mail
joelglup@gmail.com

Telefone
(44) 3026-8585
Como pretende gastar o seu 13º salário?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan