Assine agora| Versão impressa
Publicado em 22/08/2018 às 10:54h - Atualizado em 22/08/2018 às 10:54h Por: Editores

Viajar de avião com o cachorro: algumas dicas e informações


Site

Se você quer viajar de avião e elevar seu amigo peludo junto, fique sabendo que está cada dia mais fácil. Algumas companhias aéreas já estão sendo mais flexíveis e tenho certeza que isso tende a se expandir.

Procedimento básico para viajar de avião com o cachorro e/ou gato

A primeiríssima coisa que você deve fazer é verificar se a companhia aérea permite que o animal viaje dentro da cabine ou no compartimento de carga e quais são as especificações para cada caso.

As principais companhias aéreas brasileiras (Avianca, Azul, Gol e Latam) permitem que você leve o animal com você na cabine em voos nacionais e internacionais, mas as regras são bem diferentes. As quatro permitem levar animal na cabine (Avianca e Azul não permitem que o animal viaje no compartimento de carga) e restringem um limite de no máximo 3 animais por voo (apenas a Gol permite que esse total seja de 4 animais). Por existir esse limite, é muito importante que, assim que você tiver as passagens em mãos, solicite junto à companhia a confirmação de que você vai viajar de avião com cachorro. As companhias pedem entre 3 e 48 horas de antecedências para essa solicitação, mas devido à essa restrição de passageiros peludos por voo, é melhor já garantir.

Documentos necessários para viajar com o animal de avião

Voos nacionais:

Comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola utilizada. A vacina tem que ter sido tomada entre 30 dias e um ano antes do embarque.

Atestado de saúde do animal: o documento deve ter sido emitido por um médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.

Voos internacionais:

Certificado Veterinário Internacional – CVI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 dias corridos a partir da emissão.

Certificado Zoosanitário Internacional – CZI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 dias corridos a partir da emissão.

Atestado Sanitário: deve constar no documento que o animal de estimação está em boas condições de saúde. Deve ser emitido 10 dias antes da emissão do CVI.

Carteira de vacinação: obrigatória para animais a partir dos três meses de idade. Deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano.

“Apresentar-se ao Ministério da Agricultura, que fornecerá o Certificado Veterinário Internacional. Além disso, recomenda-se validar no consulado do país de destino a documentação necessária para a entrada do animal, pois alguns países possuem particularidades nesse processo”.

Cuidados especiais:

Seja na cabine ou no porão, seu bichinho vai ficar um bom tempo preso dentro de uma caixinha de transporte. Se ele não está acostumado com isso, seu trabalho começa beeem antes do dia da viagem. Faça com que o animal vá se acostumando a entrar na caixinha, coloque brinquedos ou petiscos lá dentro. Comece a fazer com que ele, aos poucos, realize alguma refeição dentro do kennel. Quando ele já estiver mais habituado, feche a porta por um curto período e vá aumentando com o tempo, sempre atento para ver se o cãozinho está calmo, se ele estiver agitado você estará criando uma reação contrária à necessária.

Dê uma alimentação leve no dia do voo de duas a três horas antes do embarque. Deixe-o bem hidratado, dê água até mesmo minutos antes de vocês entrarem no avião. Dê uma voltinha com ele antes, para que faça xixi, cheire a rua e estique as patinhas. Não prenda-o ou despache-o muito antes do necessário. Quanto menos tempo ele ficar preso, melhor. Por mais que ele esteja calmo e seja uma viagem tranquila, não deixa de ser uma experiência estressante, por ser muito diferente das atividades com a qual seu bichinho está acostumado.

UFA! A burocracia é grande e mesmo assim ela varia muito. Às vezes, se você for fazer escalas ou trocar de companhia aérea, essas regras podem mudar durante uma mesma viagem! Veja tudo com muito tempo de antecedência para poder cuidar dos preparativos com calma e não encontrar imprevistos no caminho. Depois, é arrumar as malas e #partiu viajar de avião com seu melhor amigo!






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
Agora, já encerrada a FLIM, cite quatro bons momentos em sua visita?






Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan