Assine agora| Versão impressa
Publicado em 24/08/2018 às 10:44h - Atualizado em 24/08/2018 às 10:57h Por: Editores

Teve o voo cancelado? Saiba o que fazer nessa hora


Site

Estar pronto para viajar e receber a notícia de um voo cancelado gera muitas dúvidas. Qual o motivo do cancelamento? O que fazer? 

Antes de buscar essas respostas, você deve manter a calma, porque os motivos que levam ao cancelamento dos voos priorizam a sua segurança e uma viagem tranquila. Quais motivos levam ao cancelamento dos voos?

*Mau tempo

As condições climáticas dificultam e tiram a segurança dos voos: chuva, vento forte, neve ou névoa baixa.

O impedimento do voo por esta razão é muito comum e não acontece apenas no inverno. As intempéries podem restringir o uso das pistas e forçar uma maior distância de tempo entre decolagens e pousos. Nos casos mais graves, o aeroporto pode ser fechado.

Mas mesmo com o tempo aparentando estar normal, é possível, devido à linha aérea, o voo ser cancelado. Pois, antes de decolar a aeronave já vem de um destino, e ela pode ter sido afetada pelo mau tempo. Dessa forma, o seu voo também sofrerá o efeito porque o avião não conseguirá chegar no horário. Ou seja, se um aeroporto for fechado, todos os voos que ele faria durante o dia ficarão comprometidos.

*Manutenções não programadas

Mesmo com toda a segurança que os equipamentos de aviões têm, eles podem apresentar problemas e precisar de reparos. Cerca de 38% dos cancelamentos e atrasos acontecem por esse motivo, de acordo com o Panorama 2016 da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

*Problemas com a tripulação

O limite da carga horária diária da tripulação é de 11 horas. Essa regra é seguida à risca porque o tripulante cansado pode não cumprir o seu papel com a mesma segurança no caso de um acidente aéreo, por exemplo. Quando está perto de atingir esse período, a equipe deve ser trocada. Isso pode gerar atraso ou cancelamento do voo, caso não haja uma equipe para substituir.

Como agir ao ter o voo cancelado?

O primeiro passo é procurar a companhia aérea e saber qual solução ela apresenta para o problema.

A compra da passagem é um contrato de transporte entre o viajante e a companhia aérea — por esse motivo, também, após a compra não é possível mudar o nome do passageiro.

Se o problema não for solucionado, é hora de reivindicar os direitos formalmente. É importante tirar todas as dúvidas sobre o assunto antes de tomar uma atitude. O passageiro é amparado pelo artigo 14 da lei 8078/90 e pela Resolução 400/2016.

Nesse caso, reúna todos os itens que documentem a situação, como cartão de embarque e comprovantes de gastos com comunicação (telefone), alimentação, transporte e hospedagem. Se a viagem for a trabalho e o cancelamento prejudicar a atividade que você ia exercer, reúna os comprovantes e acrescente-os à documentação.

Quais os direitos do passageiro que tem o voo cancelado?

Os voos brasileiros seguem a Resolução nº 141/2010 da Anac. Ela trata de casos de cancelamento, atrasos de voo e preterição de embarque.

Nessas situações, o passageiro tem direito à assistência material: comunicação, alimentação e acomodação. Essa assistência é disponibilizada de acordo com o tempo de espera — contabilizado a partir do anúncio do cancelamento do voo.

1 hora — A empresa deve prestar assistência de comunicação via telefone e internet.

2 horas — O passageiro recebe um voucher para alimentação.

4 horas — Além dos serviços citados anteriormente, o usuário deve receber acomodação, hospedagem e translado. Se ele estiver em sua cidade de domicílio, receberá apenas o transporte até a sua casa.

superior a 4 horas — A companhia aérea disponibiliza comunicação, alimentação, acomodação e opções de reacomodação ou reembolso de passagem.

Reembolso

Se o pagamento da passagem já estiver sido quitado, o reembolso integral (incluindo a taxa de embarque) deve ser imediato. Mas se a compra foi realizada no cartão de crédito, o ressarcimento ocorrerá de acordo com as regras da operadora do cartão.

Reacomodação

A empresa deve oferecer ao passageiro a remarcação do voo para outra data e horário, sem custos.

A outra opção é direcionar o passageiro ao próximo voo disponível para o destino. Em último caso, o passageiro também pode ser reacomodado em um voo de outra companhia.

Nunca tive um voo cancelado, como devo proceder?

Como você viu, o cancelamento dos voos é um procedimento natural e pode ocorrer por uma série de motivos, que vão desde más condições meteorológicas a problemas técnicos.

Entretanto, o cancelamento de voo não é um problema difícil de ser solucionado, basta conhecer os seus direitos e consultar a companhia aérea responsável.

 






Ver em PDF


Endereço
Rua Martin Afonso, 1587
Jd. Novo Horizonte - Sede Própria
WhatsApp
(44)99115.2018

E-mail
joelcardoso@globo.com

Telefone
(44) 3026-8585
A arte plástica em Maringá ocupa o espaço que merece?





Copyright© - Portal Glup
Central de Atendimento | Anuncie no Glup
JC Mantovan